Interpol Inclui Carla Zambelli na Lista de Foragidos Internacionais

A deputada federal Carla Zambelli é incluída na lista de foragidos internacionais da Interpol, após não cumprir mandado de prisão expedido pelo STF.

POLÍTICA

Gustavo Moreira Pinto

6/5/20252 min read

Nesta quinta-feira, 5 de junho de 2025, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi oficialmente incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol, tornando-se foragida internacional. A medida atende a um pedido da Polícia Federal, em cumprimento à ordem de prisão preventiva expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) .

Condenação e Fuga

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos e 8 meses de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato parlamentar. A sentença decorre de sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde inseriu documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o próprio ministro Moraes .

A deputada deixou o Brasil cerca de 20 dias após a condenação, cruzando a fronteira com a Argentina por Foz do Iguaçu e, posteriormente, embarcando para os Estados Unidos. Informações recentes indicam que Zambelli desembarcou na Itália, país onde possui cidadania .

Difusão Vermelha da Interpol

A Difusão Vermelha é um alerta internacional emitido pela Interpol para localizar e prender indivíduos procurados pela justiça. Com a inclusão de Zambelli, ela passa a ser procurada em 196 países membros da organização. Embora o nome ainda não esteja disponível na consulta pública do site da Interpol, as autoridades policiais já têm acesso à informação de que ela é procurada.

Repercussões e Próximos Passos

A inclusão de Zambelli na lista de foragidos internacionais intensifica o cerco jurídico contra a parlamentar. O processo de extradição dependerá das leis do país onde ela se encontra e da cooperação entre as autoridades brasileiras e estrangeiras. A deputada alega ser vítima de perseguição política e afirma que levará o caso a fóruns internacionais

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que avaliará a situação e decidirá sobre a cassação do mandato de Zambelli até o final desta quinta-feira

A situação de Carla Zambelli destaca a importância da cooperação internacional no combate a crimes cibernéticos e na preservação da integridade das instituições democráticas.